Duarte Lima: Presidente do Conselho Distrital da OA esteve no local das buscas

O presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados deslocou-se hoje ao edifício da Rua Visconde de Valmor, Lisboa, onde decorrem buscas ao escritório/casa de Duarte Lima, detido num processo relacionado com o BPN.

"Já estive lá e já saí. Fiz o que tinha a fazer", disse à Agência Lusa Vasco Correia, lembrando que o facto de Duarte Lima ser advogado obriga a uma "intervenção da Ordem dos Advogados (OA) nas buscas".

O presidente do Conselho Distrital de Lisboa da OA, no qual Duarte Lima está inscrito, não quis adiantar mais pormenores em virtude de o caso estar em segredo de justiça.

Duarte Lima e o filho deste Pedro Lima foram detidos hoje no decurso de uma investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por suspeitas de burla, branqueamento de capitais e outros ilícitos.

O caso envolve mais de 40 milhões de euros cedidos pelo BPN e está relacionado com a compra de terrenos em Oeiras, para instalar o Instituto Português de Oncologia, projeto que não se concretizou.

Neste negócio em Oeiras, que se revelou ruinoso, aparece também envolvido o ex-deputado do PSD e empresário Vítor Igreja Raposo, havendo também indicações de que as buscas da PJ se estenderam ao escritório deste último no Porto.