Caso BPN: Julgamento só será retomado em 2012

O julgamento do caso BPN, em cuja sessão de hoje foi ouvida uma inspetora tributária, só será retomado em janeiro de 2012 após o coletivo de juízes ter cancelado as duas audiências marcadas até dezembro.

Na audiência de hoje de manhã, que decorreu nas varas criminais de Lisboa, o coletivo de juízes decidiu que ficam sem efeito as sessões de 28 de novembro e 16 de dezembro, devendo o julgamento ser retomado a 09 de janeiro.

A partir dessa data, haverá sessões todas as segundas, terças e sextas-feiras em semanas alternadas, devido ao facto de o juiz presidente, Luís Ribeiro, ter de compaginar as audiências do caso BPN com o julgamento do ex-administrador do Supremo Tribunal de Justiça Campos Cunha, por peculato e falsificação de documentos.

No processo BPN, o coletivo marcou hoje as datas das sessões até julho, apesar das dificuldades de agenda tanto do juiz presidente como de muitos dos advogados, o que levou o magistrado a pedir flexibilidade.

"Senão vamos andar aqui dez anos", desabafou o juiz Luís Ribeiro.

A audiência desta manhã foi preenchida com perguntas do procurador do Ministério Público a uma inspetora tributária sobre o papel das 'offshore' utilizadas para a transferência de vários milhões de euros, designadamente da Venice.

Lusa