Baltasar Garzón julgado num caso de escutas consideradas ilegais

No âmbito do caso Gurthel, que envolve escutas consideradas ilegais, Baltasar Garzón pode ser afastado definitivamente da magistratura, diz um professor de Direito Constitucional.

O juiz espanhol Baltasar Garzón começa, esta terça-feira, a ser julgado no âmbito de um caso que envolve escutas consideradas ilegais feitas numa prisão a conversas entre acusados de um mega-processo de corrupção e os seus advogados.

No âmbito deste caso, conhecido como o caso Gurthel, este magistrado poderá ser afastado definitivamente da profissão que exerce há mais de 30 anos, uma vez que a acusação pede que Garzón seja afastado dos tribunais por 17 anos.

«Pode ver agora o fim da sua carreira judicial e pode até ser preso. Alguns delitos de que está acusado podem mesmo ser penalizados com pena de prisão», afirmou um professor de Direito Constitucional.

Em declarações à TSF, Manuel Sanchez de Diego lembrou ainda que Baltasar Garzón foi uma «poucas pessoas que foram juízes, deputados e secretários de Estados».

Este professor entende que um juiz não deve ser um «justiceiro», como alguns o vêem no caso das vítimas do franquismo, mas sim «deve preparar bem os papéis, os sumários para que outros façam Justiça».

Manuel Sanchez de Diego recordou ainda que «quando alguém se torna demasiado mediático acredita que pode fazer quase tudo e isso não é positivo». «Isso pode ter levado Garzón a cometer alguns erros», concluiu.

TSF