Directora do DIAP diz que a crise económica e a austeridade poderão aumentar a corrupção

"Na pirâmide da corrupção, temos no topo a corrupção do Estado", acusa Maria José Morgado, responsável pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, durante uma conferência do ciclo "Ministério Público e o Combate à Corrupção". Esta é a corrupção de "maior sofisticação" e de "mais difícil detecção", acrescentou.

"Toda a corrupção nos serviços públicos tende a disparar, revela tendências para disparar, com a crise económica e com a austeridade, e até convém não esquecê-lo, os menores salários, trarão necessariamente maior vulnerabilidade na administração pública e nos serviços do Estado", declarou a responsável, citada pela TVI24.

Nesta conferência, o procurador-geral da República defendeu que para combater a corrupção não serão necessárias mais leis, mas sim meios suficientes para a combater. "Sempre disse que temos de fazer o que podemos com o que temos. Nunca me desculparei com a falta de meios. Agora, não podem empurrar para os Tribunais mais responsabilidades do que aquelas que já têm", frisou Pinto Monteiro.

Económico