Advogados: Bastonário diz que críticas a aumentos de taxas assentam na mentira

O bastonário da Ordem dos Advogados afirmou hoje que "só a mentira e a demagogia" podem originar as acusações de aumentos de taxas dos estágios que têm sido feitas àquela organização profissional.

"Não houve qualquer aumento, houve foi alteração do momento em que se pagam os emolumentos. O resultado final é o mesmo", afirmou António Marinho e Pinto à agência Lusa.

O presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, Gonçalo Carrilho, criticou há uma semana o aumento do custo do estágio para advogado, que disse ter subido de 250 para 1.500 euros, o que equivale, na sua opinião, à criação de um "centro de acreditação de licenciaturas na Ordem" dos Advogados.

Marinho e Pinto nega a situação e contrapõe que a mudança foi nos momentos em que se pagam as taxas, passando a pagar-se mais no início e menos no final.

"Aquilo que se pagava na inscrição para o exame [final do estágio], passou a pagar-se no ato de inscrição para o estágio", especificou o bastonário.

A antecipação do pagamento é justificada para poder fazer face aos custos suportados pela Ordem durante a formação dos estagiários.

Lusa