Duarte Lima: Passos Coelho escusa-se a comentar "aspectos relacionados com o sistema judicial"

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, escusou-se hoje a comentar a detenção do advogado Duarte Lima, ao abrigo de uma mandado de detenção relacionado com o BPN por alegados crimes de fraude.

"Não tenho por norma pronunciar-me sobre aspetos relacionados com o sistema judicial português. Não posso dizer nada a não ser que aguardarei e acompanharei com interesse o que se está a passar, mas não cabe ao governo pronunciar-se sobre essas matérias", disse, no final da visita às obras de construção do novo parlamento angolano, à margem da visita oficial que está a efetuar hoje a Angola.

Fonte policial indicou à agência Lusa que a detenção de Duarte Lima está relacionada com uma compra de terrenos na zona de Oeiras que estariam destinados à construção de instalações do Instituto Português de Oncologia (IPO).

O crime que consta do mandado de detenção é fraude, acrescentou a fonte.

A mesma fonte indicou que o ex-deputado vai ser agora presente no Tribunal Central de Investigação Criminal, em Lisboa, para primeiro interrogatório judicial, que será conduzido pelo juiz Carlos Alexandre.

Após o interrogatório, o juiz Carlos Alexandre vai definir quais as medidas de coação para o arguido, que tem pendente no Brasil uma acusação de homicídio de Rosalina Ribeiro.

Luso