Arguida do caso do Facebook condenada a 33 meses de prisão com pena suspensa

Apenas um dos dos seis arguidos é que não foi condenado a qualquer pena de prisão suspensa. Durante a leitura da sentença, o colectivo de juízes considerou que "o caso revelou um grau de desprezo pela pessoa humana que deixou atónito o tribunal".

Uma das jovens que foi filmada a agredir uma colega em Benfica (Lisboa) foi condenada esta segunda-feira a dois anos e nove meses de prisão, com pena suspensa. Bárbara Oliveira era a única dos seis arguidos com idade para ser julgada, por já ter 16 anos na altura do crime.

No total, apenas um dos seis arguidos é que não foi condenado a qualquer pena de prisão. O tribunal decidiu ainda pela imposição de trabalho comunitário, incluindo formação e colaboração com associações ligadas ao combate à violência. A sentença foi proferida esta segunda-feira na terceira vara criminal do Campus da Justiça de Lisboa.

Rodolfo Santos foi condenado a dois anos e dois meses de prisão, com pena suspensa, pelos crimes de ofensa à integridade física agravada e captura de imagens ilícitas. A pena suspensa de Ricardo Manuel é de dois anos e três meses, pelos crimes de ofensa à integridade física agravada, tendo sido absolvido pelo crime de gravação ilícita.

Marco Andrade foi condenado, também com pena suspensa, a um ano e dez meses pelos crimes de ofensa à integridade física agravada e captura de imagens ilícitas. Hugo Ribeiro foi condenado a pena suspensa de um ano e seis meses pelos crimes de ofensa à integridade física agravada - foi absolvido do crime de captura de imagens ilícitas.

O arguido Fernando Alves foi absolvido por não estar no local à hora das agressões.

Durante a leitura da sentença, o colectivo considerou que "o caso revelou um grau de desprezo pela pessoa humana que deixou atónito o tribunal". Os juízes foram mais longe e puseram em causa a sinceridade do arrependimento demonstrada pelos arguidos: "O arrependimento demonstrado pelos jovens só surgiu depois da imagem das agressões ter sido tornada pública."

O caso remonta a Maio de 2011, quando apareceram na internet imagens filmadas de uma agressão violenta a uma jovem, que na altura tinha 14 anos, por parte de duas colegas da escola. As imagens das agressões acabaram por ser posteriormente colocadas no Facebook.

Rádio Renascença / Liliana Monteiro