McCann voltam a pedir reabertura de investigação

Pais de Madeleine McCann esperam que a investigação portuguesa ao desaparecimento da filha seja reaberta. Madeleine desapareceu no Algarve faz hoje cinco anos, mas os pais dizem que há novas pistas.

Os pais de Madeleine McCann esperam que a investigação portuguesa ao desaparecimento da filha seja reaberta para tentar colocar fim ao mistério, defenderam hoje numa conferência de imprensa em Londres.

"Se querem solucionar o caso e levar os responsáveis à justiça, a melhor forma é reabrir a investigação", afirmou o pai, Gerry McCann.

Mas este cenário foi rejeitado na semana passada pelo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, que disse ao jornal "Público" que "só quando houver factos novos e credíveis é que o processo poderá ser reaberto".

"Não foram conhecidos elementos que fundamentem a reabertura do processo"



Pelo lado da PJ, Pedro do Carmo, director nacional adjunto, justificou ao mesmo jornal que "não foram conhecidos elementos que fundamentem a reabertura do processo".

Gerry McCann reconheceu alguma frustração com o facto "invulgar de o caso ter sido fechado após um período tão curto", embora reconheça a pressão colocada sobre a Polícia Judiciária para avançar com o caso.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico na Praia da Luz, no Algarve.

Os pais e um outro britânico, Robert Murat, foram constituídos arguidos pelas autoridades judiciais portuguesas em julho de 2007.

Mas a 21 de julho de 2008, a Procuradoria-Geral da República determinou o arquivamento das suspeitas contra o casal, o que ditou o fim das investigações.

Agradecimentos à Scotland Yard



No ano passado, a polícia britânica, após intervenção do primeiro-ministro, David Cameron, formou uma equipa para rever toda a informação relacionada com o caso recolhida pelas forças de segurança dos dois países e também dos detetives privados contratados pela família.

Para a mãe, Kate McCann, as "hipóteses de encontrar Madeleine aumentaram consideravelmente" devido à investigação da Scotland Yard, a quem reconhecem maior experiência neste tipo de casos.

A polícia britânica disse ter identificado 195 "oportunidades de investigação", algumas das quais o casal, sem dar pormenores, garante que são novas.

"Há uma possibilidade real que Madeleine ainda possa ser encontrada viva"



Reiterando a convicção de que a filha pode estar viva, Kate declarou serem encorajados pelos casos "cada vez mais frequentes" de crianças desaparecidas que reaparecem vários anos mais tarde.

"Há uma possibilidade real que Madeleine ainda possa ser encontrada viva", afirmou hoje, numa entrevista à agência Lusa. Kate e o pai de Madeleine, Gerry, começaram com uma série de entrevistas televisivas, seguidas por uma conferência de imprensa com dezenas de jornalistas britânicos, portugueses e de outras nacionalidades.

O objetivo é ampliar o apelo já feito na semana passada pela polícia britânica, que está a rever todas as pistas relacionadas com o caso e que divulgou uma imagem modificada por um especialista simular como seria atualmente a cara de Madeleine, que completaria nove anos a 12 de maio.

"Precisamos que essa imagem vá o mais longe e ao maior número de pessoas possível para que olhem para a imagem e para que, se virem uma menina parecida, por favor contatem a polícia imediatamente", reiterou a progenitora.

Além do número de telefone divulgados pela polícia britânica (+44 207 321 9251), a informação pode ser dada através do site criado pelos pais (www.findmadeleine.com) ou pela Crimestoppers (0800 555111), uma organização que recolhe testemunhos anónimos.

As autoridades britânicas têm referido o interesse em falar com pessoas que tenham estado na Praia da Luz entre 28 de abril e 3 de maio e que ainda não tenham sido interrogadas pela polícia sobre o desaparecimento.

"Não é tarde demais, ainda podemos encontrá-la"



Gerry McCann justificou porque continuam a dar entrevistas e a fazer públicos regularmente. "No passado, sempre que há cobertura mediática há uma grande fluxo informação que chega e muitas vezes, surpreendemente, essa informação é nova", vincou, considerando "importante estimular amemória das pessoas".

O pai de Madeleine disse acreditar profundamente que "quem quer que tenha levado a Madeleine, não vive isolada, e, se alguém sabe ou suspeita de quem tenha sido, temos de dar todas as oportunidades para avançarem".

Para a mãe da criança, Kate, "não é tarde demais, ainda podemos encontrá-la".

Fonte: Expresso