Seminário sobre Cibercriminalidade

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) organizou, no dia 3 de Junho, o Seminário “Cibercriminalidade: Catch me if you can”, transmitido pela JustiçaTV.

O tema, moderado pelo Dr. Manuel Marcelino, ex-Director de Finanças de Lisboa, foi abordado por docentes do ensino superior e inspectores da Polícia Judiciária:
Doutor Edmundo Monteiro, Docente e Investigador da Universidade de Coimbra;
Dr. Armando Veiga, Docente e Investigador do ISCAC;
Inspector-Chefe Rogério Bravo, da Criminalidade Informática e Telecomunicações da Polícia Judiciária;
Inspector Ricardo Amaral, da Unidade de Telecomunicações e Informática da Polícia Judiciária.

A organização esteve a cargo das Unidades Curriculares de Auditoria Informática e Direito Informático, Mestrados em Auditoria Empresarial e Pública e Sistemas de Informação de Gestão do ISCAC Business School.

O evento teve lugar no auditório do ISCAC, em Coimbra (Bencanta).

Durante o debate a Datajuris, Base de Dados Jurídicos, aproveitou para expor um caso prático baseado numa situação real, para perceber o "modis operandi" da Polícia Judiciária nos casos de pirataria de conteúdos: Tendo dezenas de textos seus sido carregados ilegalmente num site norte-americano, que entretanto está a colaborar para a retirada dos mesmos, como é que se poderá responsabilizar criminalmente o português que fez o upload? Nomeadamente, que meios de obtenção da prova poderão ser mobilizados com eficácia?

Pode consultar informação sobre o eventono site do ISCAC.