Apoio judiciário: Suspeitas de irregularidades serão enviadas à PGR - ministra da Justiça

A ministra da Justiça disse hoje que vai enviar para a Procuradoria-Geral da República todas as suspeitas de irregularidades detetadas na auditoria ao apoio judiciário.

A auditoria do Ministério da Justiça ao apoio judiciário detetou mais de 1.000 advogados com irregularidades em todos os pedidos de pagamento.

Segundo os documentos a que a Lusa teve acesso, no total de 7.809 advogados com pedidos de pagamento auditados, 2.553 têm mais de metade dos pedidos com irregularidades.

O relatório da auditoria indica que foram detetadas mais de 17.000 irregularidades, que representam um valor pedido em excesso pelos advogados que ultrapassa o meio milhão de euros.

O documento, elaborado pela Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), a que a Lusa teve acesso, analisou 40.462 pedidos de compensação (apoio judiciário) pendentes do primeiro trimestre deste ano, que representam 10,5 milhões de euros em honorários.

Paula Teixeria da Cruz, que falava hoje em conferência de imprensa na apresentação dos resultados da auditoria sobre apoio judiciário, lamentou ainda a "falta de cooperação da Ordem dos Advogados" para a realização desta auditoria.

Lusa