Teletrabalho, aulas, testes e vacinas. Tudo o que tem de saber sobre as novas regras

Quem já tiver recebido a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 deixa de ter de cumprir isolamento. Há também isenção de teste para acesso a locais específicos 14 dias depois da toma do reforço.

Se o regresso às aulas a 10 de janeiro já era um dado praticamente adquirido, o Conselho de Ministros desta quinta-feira trouxe sobretudo novidades no que diz respeito ao poder da dose de reforço no futuro do combate à Covid-19.

No final da reunião do Governo, que decorreu no Palácio da Ajuda, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou as escolas vão mesmo reabrir já na próxima segunda-feira, 10 de janeiro, e está confirmado, como a Direção-Geral da Saúde já tinha adiantado, o fim do isolamento das turmas.

Mas para manter possíveis surtos sob controlo, vai ser feito um esforço de testagem de professores e assistentes operacionais "nas próximas duas semanas".

As maiores novidades da reunião governamental dizem mesmo respeito à vacinação e, em particular, às doses de reforço.

A partir de 10 de janeiro, quem já tem dose de reforço fica "isento de isolamento", algo que radica também de uma nova diretiva da DGS que já teve o efeito de acabar com ou reduzir o isolamento de 267.315 pessoas.

Além desta isenção de isolamento, quem já tenha recebido a dose de reforço há 14 dias - o mesmo número de dias que esta vai demorar a surgir no Certificado Digital de Vacinação -, deixa de precisar de teste para aceder aos locais específicos que os exigem.

Até completar esses 14 dias, vai precisar de testar-se para visitar lares e estabelecimentos de saúde, entrar em grandes eventos sem lugares marcados e ter acesso a eventos desportivos.

Também nas viagens, mantém-se a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo nos voos que cheguem a Portugal.

Noutras frentes, a obrigatoriedade do teletrabalho foi alargada até ao dia 14 de janeiro. A partir daí, passa a ser apenas recomendado nas situações em que seja possível.

No mesmo dia, 14 de janeiro, reabrem os bares e discotecas, com obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para acesso ao seu interior. A reabertura é acompanhada da "proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública".

Nas lojas, acaba a proibição dos saldos, mas mantém-se a lotação de uma pessoa por cada cinco metros quadrados.

Mas ainda não é hora de deixar o Certificado Digital para trás. Este vai continuar a ser preciso para entrar em restaurantes e estabelecimentos hoteleiros, assim como para o acesso a espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

O Conselho de Ministros analisou esta quinta-feira as condições sanitárias para o recomeço das aulas a partir de segunda-feira, depois de o tema ter sido debatido na sessão desta quarta-feira sobre a situação da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa.

Fonte: TSF