Covid-19: aprovado isolamento de sete dias para infetados assintomáticos e contactos de alto risco

Novo procedimento foi anunciado ao início da tarde desta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde. Alteração deverá entrar em vigor na próxima semana

Está decidido. Quem tem covid-19 sem sintomas da infeção ou teve um contacto de risco com o vírus vai ficar isolado durante menos tempo. A Direção-Geral da Saúde anunciou ao início da tarde desta quinta-feira que "o período de isolamento passa de 10 para 7 dias para as pessoas infetadas assintomáticas e para os contactos de alto risco".

A alteração do procedimento para isolamento de infetados e isolamento profilático ou quarentena de casos suspeitos já foi comunicada ao Ministério da Saúde e deverá vigorar a partir da próxima semana. "A operacionalização da decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana."

Na breve nota enviada às redações, a DGS explica que a "decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a ómicron". Na quarta-feira a Ordem dos Médicos já tinha pedido a alteração rápida da norma até agora em prática.

Fonte: Expresso