Alunos do secundário em escolas com planos de inovação poderão escolher disciplinas

Alunos poderão escolher “percursos formativos próprios” desde que incluam “uma disciplina trienal, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais da componente específica”

Os alunos do ensino secundário que frequentam escolas com planos de inovação aprovados pelo Ministério da Educação (ME) poderão escolher as disciplinas que querem estudar. De acordo com a informação do ME a que o jornal “Público” teve acesso, alguns agrupamentos de vários concelhos de Trás-os-Montes estão a iniciar agora “uma solução deste tipo, em fase piloto”.

Este tipo de “percursos formativos próprios” permite que os estudantes escolham quaisquer das disciplinas existentes nos diferentes cursos do ensino secundário. Em todo o país, há 95 agrupamentos, num universo com mais de 800, que têm em curso planos de inovação.

“A adoção de um percurso formativo próprio no âmbito de um plano de inovação é aplicável a todas as disciplinas da componente específica e da componente científica, consoante a oferta educativa e formativa do ensino secundário”, diz o ministério. Apesar de a componente de formação geral (Português, Língua Estrangeira, Filosofia e Educação Física) não ser obrigatória, o curso “tem de compreender uma disciplina trienal, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais da componente específica”.

Fonte: Expresso
Foto: José Coelho/Lusa