Greve Geral: Sindicato acusa GNR de "agressividade" e de violar "lei da greve" em Penafiel

A União de Sindicatos do Porto (USP) acusou hoje a GNR de "agressividade", "brutalidade" e "violação da lei da greve" no parque de material circulante ferroviário de Penafiel, onde o piquete tentava acautelar a "segurança" dos equipamentos.

"A agressividade foi perentória por parte do sargento, que usou da violência, sobrecarregando com agressividade este piquete de greve", explicou à Lusa Dário Carvalho, dirigente da USP e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário.

O sindicalista encontrava-se no parque de Penafiel na altura dos incidentes e diz também ter sido vítima da "brutalidade, arrogância e agressividade total" do elemento da GNR que tentava "impedir o piquete de greve de exercer as suas funções".

Dário Carvalho explica que, na altura dos incidentes, o piquete tentava impedir que os comboios saíssem do local, por considerar que não estavam garantidas as condições de segurança para a sua circulação.

"Fruto da austeridade para com os trabalhadores, que condições teria, numa greve geral, um comboio de sair em perfeita segurança? Nenhumas", alerta o sindicalista.

O responsável alerta ainda que esta situação está prevista na lei da greve, que estipula que "os trabalhadores aderentes devem prestar -- Devem. É uma obrigatoriedade -- os serviços necessários à segurança e manutenção de equipamentos e instalações".

Lusa