Líbia: TPI e governo discutem hoje julgamento de filho de Kadhafi

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou hoje que vai a Tripoli para discutir com o novo governo líbio o julgamento do filho de Kadhafi, Seif al-Islam, detido na madrugada de sábado.

O TPI quer julgar figuras do antigo regime de Kadhafi, no que é apoiado por várias organizações não governamentais como a Human Rights Watch, mas o novo governo de Tripoli insiste que os julgamentos devem ser feitos no país e pelas autoridades líbias.

"O procurador [do TPI], Luís Moreno-Ocampo, e o procurador-adjunto, Fatou Bensouda, lideram a delegação que irá encontrar-se com os responsáveis líbios no âmbito dos esforços de coordenação após a detenção de Seif al-Islam e do anúncio da detenção de Abdallah Al-Senoussi, ainda não confirmado", disse o gabinete do procurador em comunicado hoje divulgado.

"Vou falar com representantes dessas autoridades e pedir para ser informado dos procedimentos que tenham a intenção de aplicar", explicou Moreno-Ocampo, citado no comunicado de imprensa.

O TPI emitiu, a 27 de junho, um mandado de detenção de Muammar Kadhafi, de Seif al-Islam e do ex-chefe de informações líbio Abdullah Al-Senoussi por suspeitas de crimes contra a humanidade, cometidos a 15 de fevereiro deste ano, durante a repressão da revolta na Líbia.

O Conselho de Transição, que ocupou a liderança da Líbia depois da queda do governo de Kadhafi, assegurou no domingo que o ex-chefe líbio dos serviços de informações foi preso no sul do país.

Lusa