Timor-Leste: Portugal dá formação sobre criminalidade económica e financeira

Quase duas dezenas de funcionários do ministério da Justiça de Timor-Leste iniciaram hoje uma formação "altamente especializada" sobre criminalidade económica e financeira.

O curso terá a duração de duas semanas e é lecionado por um procurador da República e um inspetor chefe formador da Polícia Judiciária de Portugal.

"Trata-se de um curso de formação altamente especializado com a colaboração da Procuradoria-Geral da República e Polícia Judiciária de Portugal. Trata-se de uma formação específica dirigida fundamentalmente à criminalidade complexa económica e financeira, com contornos de investigação criminal e na vertente jurídico-penal", afirmou à agência Lusa o inspetor da PJ Carlos Liz.

Segundo Carlos Liz, a "formação insere-se na cooperação já existente, de longa data, profícua, entre os ministérios da Justiça de Portugal e de Timor-Leste".

A ministra da Justiça de Timor-Leste, Lúcia Lobato, que abriu a formação considerou que o curso é importante para elevar a capacidade do sistema de justiça.

Os formandos que iniciaram hoje a formação estão paralelamente a desenvolver capacidades em língua portuguesa, porque em janeiro vão iniciar um curso em investigação criminal na escola da PJ em Portugal, com duração de sete meses.

Lusa