Face Oculta: Paulo Penedos acusou funcionário da REN de ser a fonte de Manuel Godinho

O advogado Paulo Penedos, coarguido no processo 'Face Oculta', incriminou hoje um funcionário da REN (Redes Energéticas Nacionais), acusando-o de transmitir a Manuel Godinho informações sobre "processos de decisão" naquela empresa.

Em declarações ao Tribunal de Aveiro, onde está a decorrer a oitava sessão do julgamento, Paulo Penedos disse que "toda a informação existente nos autos mostra bem que o detalhe de muitas questões não têm como fonte Paulo Penedos ou José Penedos, mas sim Andrade Lopes (funcionário da REN que em 2009 tinha a seu cargo o o caso da central da Tapada do Outeiro)".

O advogado respondeu desta forma a uma questão do juiz presidente do coletivo, Raul Cordeiro, após ter sido confrontado com a escuta de uma conversa telefónica entre Manuel Godinho e o seu funcionário Namércio Cunha, igualmente arguido, onde se fala da proposta a apresentar sobre os trabalhos a realizar nas instalações da REN na Tapada do Outeiro.

Nesta conversa, Godinho pergunta se percebeu o que Andrade Lopes pretendia, ao que Namércio Cunha responde que "ele da parte das cinzas só pretende saber preços, mas que tem é que se preparar as coisas e proporcionar para que elas sigam para cima".

"Esta conversa mostra bem que falta alguém nos autos", afirmou Paulo Penedos, referindo-se ao "engenheiro Andrade Lopes", que à data dos factos desempenhava funções no Departamento Monitorização do Sistema Produtor da REN.

"Comigo, [Manuel Godinho] tem informações sobre a marcha dos processos, mas sem qualquer detalhe sobre o fundo da questão. Quem transmite as informações sobre o processo de decisão é Andrade Lopes", acrescentou Paulo Penedos.

Lusa