Duarte Lima: PGR justifica detenção com estratégia para evitar megaprocessos BPN

O Procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, garantiu hoje que a detenção de Duarte Lima se insere na estratégia para evitar um mega processo no caso BPN e que nada tem a ver com o processo contra o antigo deputado no Brasil.

"A única coisa que posso dizer é que há processos em relação ao BPN e, para não dar um mega processo - sou contra os megas processos desde que tomei posse -, são autonomizados", disse.

"Relativamente a algumas pessoas há processos autónomos, para não estar tudo num panelão. Um deles diz respeito ao doutor Duarte Lima e, relativamente ao doutor Duarte Lima, entendeu o DCIAP [Departamento Central de Investigação e Acção Penal] que se deviam fazer buscas para completar a investigação", acrescentou.

Pinto Monteiro escusou-se, no entanto, a revelar de que tipo de crimes Duarte Lima está acusado, alegando que o processo está em segredo de justiça.

Por outro lado, lamentou o aparato mediático em torno da operação realizada pelo Ministério Público.

"Deviam ser feitas buscas discretamente, para respeitar a privacidade do cidadão - infelizmente não estão a ser feitas como eu pedi - e não com este aparato televisivo", disse, reconhecendo que só depois de concluídas essas buscas se poderá perceber o que irá acontecer