Presidente da ASJP destaca simbolismo de protocolo entre instituições de solidariedade do setor

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), António Martins, enalteceu hoje o "significado simbólico" de um protocolo celebrado em Coimbra entre três instituições de solidariedade social criadas no âmbito do associativismo de profissões da justiça.

O protocolo foi celebrado entre a Casa do Juiz, Casa do Funcionário da Justiça e da associação MP Solidário, instituições de solidariedade social que têm como objetivos, entre outros, o apoio aos respetivos sócios (juízes, funcionários de justiça e magistrados do Ministério Público) e familiares na velhice e na invalidez.

O presidente da ASJP destacou o simbolismo do ato, realçando que ele evidencia "a ideia de união e complementaridade da família da justiça, ou, pelo menos, da família da justiça com quem se pode falar".

Os que estão aqui, acrescentou, "representam uma parte significativa da família da justiça e era bom que este espírito simbólico do ato fosse perspetivado como algo que não se esgote na mera assinatura do protocolo e que se concretize no dia-a-dia através de ações que possam dar solidez, sedimentação e desenvolvimento a esta ideia da família da justiça".

António Martins é também presidente do conselho de administração da Associação de Solidariedade Social Casa do Juiz.

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, considerou, na sessão na Casa do Juiz, que o protocolo "é um bom exemplo do que deve ser explorado, noutros aspetos, no relacionamento entre as três entidades".

Lusa