Integração de funcionários dos governos civis na PSP é "muito positiva"

O diretor nacional da PSP disse hoje que a decisão do Governo de integrar nas forças de segurança funcionários dos governos civis é uma medida "muito positiva", lamentando apenas que as instituições hoje extintas "tenham tão pouca gente".

"Temos algumas necessidades relativamente a pessoal com funções não policiais para essas tarefas administrativas, pena é que os governos civis tenham tão pouca gente", afirmou Guedes da Silva.

O diretor nacional reconheceu que a PSP estava "a precisar de mais".

"Com todos os que vierem - e sei que há muita boa vontade de muitos desses funcionários dos governos civis que vão ser extintos que querem vir para a PSP mesmo -- junta-se uma vontade à outra", afirmou Guedes da Silva.

O diretor nacional falava aos jornalistas depois de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, no Funchal, onde se encontra para as comemorações do 133.º aniversário do Comando Regional da PSP, que se assinala na sexta-feira.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje o fim dos governos civis e informou que uma "parte substancial" dos seus funcionários "serão, em princípio, integrados como pessoal não policial das forças de segurança", para "reforçar com pessoal administrativo as forças de segurança e libertar para as operações do dia a dia guardas, polícias que estão a fazer hoje esses serviços".

Lusa