Governo anuncia programa de reforço da segurança para quem vive no meio rural

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que o Governo está a ultimar um programa de reforço da segurança dos cidadãos que vivem e trabalham no meio rural e que estão, por isso, especialmente vulneráveis à criminalidade.

Miguel Macedo falava na Assembleia da República, que hoje está a analisar o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2010, onde alertou para a "especial vulnerabilidade" do mundo rural à criminalidade.

Perante esta realidade, que afeta cada vez mais quem vive no interior do país, Miguel Macedo disse que será apresentado em breve um programa que visa reforçar as condições de segurança destas pessoas.

No que diz respeito às zonas urbanas, o ministro alertou para as "alterações profundas" na capacidade de operacionalidade da Polícia.

Garantindo que Portugal é hoje "um país seguro", Miguel Macedo disse, contudo, que não se espantaria se se avolumassem os problemas de segurança nos próximos tempos.

A ideia foi corroborada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto, para quem "Portugal é um país seguro", apesar de admitir que esta é uma situação que "é previsível que se altere".

Lusa