Tribunais reabrem em estado "caótico", com menos 400 funcionários judiciais

As secretarias dos tribunais vão reabrir na quinta-feira com menos 400 funcionários, diz com "preocupação" o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que classifica de "caótico" o atual estado da Justiça.

"Estamos a ver com muita preocupação e apreensão este início de ano judicial, porque os tribunais vão reabrir [após as férias de verão] com menos 400 funcionários do que tinham em junho. É o caos completo na Justiça e há alguém que não quer ver isso", disse o presidente do SFJ, Fernando Jorge, à agência Lusa.

Para o sindicalista, se o número de funcionários já era diminuto antes da saída destes 400 trabalhadores, uns com contratos a prazo e outros em estágio na função publica que não foram renovados, e se a morosidade processual era uma preocupação, a partir de agora esta vai aumentar cada vez mais.

Um dos tribunais mais afetados pela falta de funcionários será o Tribunal de Sintra (Comarca Lisboa Noroeste), que vai reabrir as portas na quinta-feira com menos cerca de 100 funcionários, referiu.

"Se até agora os processos demoravam muito tempo até estarem concluídos, agora, obviamente, vão demorar ainda mais", sustentou.

Lusa