Associação dos Agentes de Execução promete ajudar Governo a diminuir pendências

A diminuição das ações executivas (cobrança de dívidas) pendentes é um dos compromissos do governo com a 'troika' e a recém-criada Associação dos Agentes de Execução compromete-se a colaborar, propondo uma legislação mais simples e melhoramentos nas ferramentas informáticas.

"A associação, criada na sexta-feira passada, pretende, em conjunto com outras entidades, ajudar na resolução das pendências e melhorar as situações que preocupam os agentes de execução e que os impedem de prestar um melhor serviço", explicou o presidente da AAE, Luís Sequeira, à agência Lusa.

Em sua opinião, é necessário tornar a atividade dos agentes de execução mais célere e eficaz, para que os objetivos contratualizados com a 'troika' [Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional] sejam cumpridos.

A AAE quer ajudar a resolver questões que preocupam diariamente os profissionais, nomeadamente os problemas criados pela ferramenta informática disponibilizada pela Câmara dos solicitadores.

"Esta ferramenta não é compatível com a fornecida pelo Ministério da Justiça, o que cria sistemáticas dificuldades de comunicação com os tribunais", revelou.

Neste sentido, a associação propõe uma "reavaliação e auditoria ao sistema informático que responda a dúvidas diárias sobre a sua incapacidade de resposta, e o porquê da sua manutenção e a incapacidade de se articular com os outros sistemas informáticos judiciais".

Lusa