Estagiários apanhados a copiar em exame deviam ser expulsos, diz Marinho Pinto

O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) disse hoje que os advogados estagiários apanhados a copiar num exame de estágio deviam ser expulsos da OA , mas que a lei e a Constituição permitem que voltem a inscrever-se, para repetir o exame.

António Marinho Pinto comentava à agência Lusa o facto de uma dúzia de advogados estagiários terem sido apanhados a copiar no exame que daria acesso à segunda fase do estágio, mas podem voltar a inscrever-se para repetir o exame dentro de meses.

Apesar de entender que o mais correto seria aqueles advogados estagiários serem afastados da Ordem, sem possibilidade de se inscreverem para repetição de exame, o bastonário sublinhou que os infratores serem apenas uma dúzia em cerca de 1.700 candidatos.

Marinho Pinto disse ainda que esta situação "não tem comparação com o escândalo" ocorrido no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em que houve copianço generalizado e os candidatos a magistrados em causa foram "premiados" administrativamente com uma nota positiva (10 valores). Após o caso ter sido divulgado, o CEJ anulou a prova, que foi repetida.

O bastonário notou ainda que os candidatos a magistrados do CEJ utilizaram "métodos fraudulentos" para aceder a um órgão de soberania, onde irão julgar outras pessoas, pelo que o grau de honestidade destes profissionais tem de ser o mais elevado possível.

Entretanto, o Conselho Distrital de Lisboa da OA emitiu hoje um comunicado a confirmar que alguns alunos copiaram na Prova de Aferição do 1.º Curso de Estágio de 2011 da Ordem dos Advogados, realizada nos dias 18, 20 e 22 de julho, como noticiou o semanário Sol.

Lusa