Solicitadores vão ter novo sistema informático que impede desvios de verbas

A Câmara dos Solicitadores conta ter a funcionar a partir de 1 de Setembro um sistema informático que evite desvios de verbas como o que levou à detenção na quinta-feira do ex-presidente da instituição.

O atual presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende, disse hoje à agência Lusa que a nova aplicação vai ser apresentada num encontro de solicitadores e agentes de execução que se vai realizar entre os próximos dias 12 e 15 e deverá estar pronta a entrar em funcionamento em Setembro.

O objetivo da nova ferramenta é evitar que solicitadores possam aceder a verbas como ainda sucede e que já levou à deteção anteriormente de outros cinco casos.

Desses, o maior desvio envolveu uma verba semelhante à que levou à detenção do anterior presidente da Câmara de Solicitadores, a rondar os 600 mil euros, e que está atualmente em julgamento em Pombal, acrescentou José Carlos Resende. Os restantes quatro casos envolvem verbas de valores inferiores.

Para se certificar que não existem outros casos de desvios de verbas, a Câmara dos Solicitadores está a fazer uma "ronda" pelas contas de clientes mais antigos de modo a certificar-se que não houve outras irregularidades.

José Carlos Resende salientou o facto de ter sido o seu antecessor, António Gomes da Cunha, a confessar voluntariamente as irregularidades que cometera e a propor repor as verbas que usou indevidamente, incorrendo no crime de peculato que levou à sua detenção pela Polícia Judiciária na quinta-feira.

Lusa