Há mais 19 607 armas no País

A PSP registou 19 607 armas em 2011, tendo sido emitidas perto de 21 mil novas licenças de uso e porte de arma. Os números constam do relatório do Departamento de Armas e Explosivos daquela força de segurança. No total, existem mais de 1,4 milhões de armas legais no nosso país. Mais as 1,2 milhões ilegais, de acordo com as estimativas oficiais.

Os dados referem ainda que perto de mil portugueses pediram armas de defesa pessoal – caso das pistolas, calibre 6,35 mm e revólveres. Por norma, são os taxistas, ourives e donos de empresas os mais interessados em adquirir armas no nosso país, de acordo com a subintendente Florbela Carrilho, chefe da Divisão de armas e munições da PSP. "No fundo, são pessoas que trabalham fora de horas, lidam directamente com dinheiro ou com objectos de valor e, por isso, sentem-se mais inseguras e querem adquirir as armas", justifica (ver discurso directo).

Foram também emitidas mais 11 777 licenças para caçadores e 4317 para detenção no domicílio (estas não podem estar municiadas).

O mesmo relatório dá conta de que no ano passado foram roubadas 1095 armas em Portugal, o que dá uma média de três por dia. Foram também apreendidas 6570 armas no âmbito de operações de fiscalização da polícia. No quadro das exportações, foram vendidas mais 1528 armas em 2011 face ao ano anterior – de 13 788 para 15 316. Segundo a PSP, Portugal vende armas para empresas de segurança dos países PALOP, sobretudo Angola.

CRISE AFECTA VENDA DE EXPLOSIVOS

A compra de explosivos à PSP diminuiu drasticamente em 2011, em comparação com o ano anterior, caindo de 11 616 para 7431 as autorizações e licença de compra e emprego desses materiais. A explicação que a PSP encontra é a diminuição de obras públicas e privadas. Não se vendem tantos explosivos, que são utilizados normalmente nas pedreiras e construção de vias.

"LUTAMOS CONTRA AS ARMAS ILEGAIS": Subintendente Florbela Carrilho, da PSP

Correio da Manhã – Os pedidos de licença de uso e porte de arma significam que a população se sente insegura?

Florbela Carrilho – Não, até porque as armas não são apenas para defesa, como vemos no caso dos caçadores ou coleccionadores.

– As regras de licenciamento das armas são rígidas?

– Quem quer uma arma tem de ter uma justificação válida, não pode ser só porque quer ter a arma em casa. Isto requer exigência.

– São ainda muitas as armas ilegais em Portugal?

– São sempre muitas, claro, mas lutamos todos os dias contra isso. Tentamos fazer o rastreio da arma e do seu percurso para travar a circulação.

Fonte: Correio da Manhã