Sonangol negoceia compra de participação directa na Galp

Administrador da petrolífera angolana disse à Reuters que a Sonangol está a negociar a compra de uma posição accionista directa na Galp Energia. Metade da participação de 33,3% na Galp é uma das hipóteses em cima da meses.

Estamos a trabalhar nesse negócio", disse Sebastião Gaspar Martins à agência noticiosa, referindo-se à possível compra de metade da participação da Eni. "Vamos prosseguir... julgo que o negócio vai concretizar-se", acrescentou o administrador da Sonangol.

A Sonangol tem uma participação indirecta de 15% na Galp através da posição de 45% na Amorim Energia, que controla um terço da Galp.

Na semana passada, a agência Bloomberg citou fontes próximas do processo dizendo que a empresa italiana não irá vender a totalidade da posição detida na Galp, avaliada em 3,7 mil milhões de euros, porque o governo não quer que a empresa angolana detenha tanto controlo na cotada portuguesa.

A participação restante poderá ser vendida a outros investidores. De acordo com o acordo de accionistas da Galp, a ENI tem que ganhar a permissão para a venda da Amorim Energia, que detém 33% do capital da empresa e é controlada pelo empresário Américo Amorim e, em parte, pela Sonangol, e pela Caixa Geral de Depósitos, que detém 1% da petrolífera. O acordo está em vigor até Março de 2014.

Jornal de Negócios