Feriado de 15 de Agosto pode não acabar

Afinal a Igreja pode optar por não terminar com o feriado de 15 de Agosto. Quem o admite é D. António Montes Moreira, presidente da delegação da Santa Sé na comissão paritária que negoceia esta questão com o Estado português, citado pela Rádio Renascença.

O responsável admite que “não está garantido que seja o 15 de Agosto”, não excluindo a hipótese de ser o 1 de Novembro, dia de todos os santos.

Já em relação ao segundo feriado católico que será abolido, não haverá dúvidas. “Em relação ao Corpo de Deus não há dificuldade porque já em muitos países se celebra no domingo, não é preciso fazer nenhuma alteração especial.”

O feriado do Corpo de Deus é móvel e ocorre sempre 60 dias após a Páscoa, pelo que este ano é a 7 de Junho.

O responsável admite que os portugueses gozem ainda este ano os feriados, já que o processo está a ser analisado e demora algum tempo a ser concluído. “Não tenho maneira de controlar as agendas, nem dos Ministérios nem das congregações romanas. Se não for aplicado este ano não me surpreende. Estamos a três meses do 7 de Junho e imagino que isto não se fará a conta-gotas e se vão escolher os dois [feriados religiosos]”, acrescenta.

Jornal de Negócios