Reforma autárquica aprovada pela maioria PSD/CDS

Uma abstenção e 22 declarações de voto deram nota do tom crítico da bancada do PS à decisão da direcção de votar contra a proposta de reforma administrativa local. A proposta de extinção de freguesias foi esta manhã aprovada, na generalidade, com os votos a favor da maioria parlamentar e os votos contra também do PCP, BE e Verdes.

Miguel Coelho, deputado do PS eleito por Lisboa, absteve-se ao arrepio do voto contra da sua bancada à proposta do Governo, dizendo que "é má", mas que espera que sejam feitas alterações na especialidade.

Entre 22 os deputados socialistas que anunciaram declaração de voto estão o ex-líder parlamentar Francisco Assis e o antigo secretário de Estado das Comunidades José Lello. "O PS é a favor de uma reforma administrativa (...) e não fez tudo o que era possível para transmitir a sua posição de defender que antes desta reforma houvesse uma lei eleitoral autárquica", disse aos jornalistas José Lello, justificando o seu voto contra a proposta do Governo por ser "disciplinado". Francisco Assis, por seu turno, disse ter votado contra por discordar desta proposta mas ser a favor "há muitos anos" da redução de freguesias.

A estas críticas à estratégia da direcção do partido, o líder da bancada parlamentar, Carlos Zorrinho, respondeu apenas que o PS "é um partido que debate e decide".

Público