Malparado obriga banca a avançar com leilões só de lojas e espaços comerciais

A Euro Estates leva à praça este tipo de imóveis penhorados pelo BCP. São os primeiros leilões deste género. As licitações base partem dos 10 mil euros

O número de empresas que entrou em incumprimento, no último ano, bateu recordes. Cerca de nove mil empresários deixaram de pagar créditos à banca, o que aumentou para cerca de 58 mil o número de empresas que não consegue pagar as prestações em atraso, segundo dados da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. No final de 2011, o crédito malparado nas empresas era superior a 6900 milhões de euros, 6,09% do total de crédito concedido.

Perante este cenário não é de estranhar que o número de penhoras de lojas, escritórios e espaços comerciais tenha disparado. A Euro Estates, uma das principais leiloeiras nacionais especializada na venda de imóveis executados pela banca, realiza, pela primeira vez, dois leilões exclusivamente dedicados à venda de imóveis do BCP para comércio. “Pela primeira vez, e a nível nacional, irá ser promovida a apresentação de lojas, espaços comerciais e escritórios em dois leilões que se realizarão unicamente para este efeito”, explica Diogo Livério, director comercial da Euro Estates.

O BCP é a entidade bancária proprietária dos espaços comerciais que, assegura Diogo Livério, constituem “uma oferta diversificada, com preços atractivos e descontos imbatíveis”.

Os leilões serão realizados no fim-de-semana de 10 e 11 de Março, que terão lugar no Porto e em Lisboa, nos Hotéis Novotel Porto Gaia e Corinthia Lisboa Hotel, respectivamente.

BCP oferece financiamento até 100% No total, serão 58 as lojas e espaços comerciais, com preços de saída entre 10 mil e 200 mil euros. Este “preço de saída”, identificado no catálogo, é o valor base de licitação pelo qual o lote vai à praça. O imóvel é arrematado ao valor da oferta mais elevada.

O BCP, além de proprietário dos imóveis, marca presença nos leilões e assegura o financiamento de quem pretende adquirir imóveis recorrendo ao crédito bancário. Os interessados podem, no entanto, consultar previamente outras instituições bancárias. “O valor do sinal de contrato de promessa parte de 1.750 euros (para imóveis com preço inferior a 100 mil euros) e existe a possibilidade de financiamento bancário até 100%, além da isenção de custas de processo e de avaliação.”

Não se conhecem dados oficiais de execuções por parte dos bancos, mas a grande oferta nos leilões especializados – que tem vindo a bater recordes nos últimos anos – indicia que o ritmo das penhoras não tem parado de crescer. Com as actuais dificuldades de financiamento, a banca tem vindo a apertar os critérios de concessão de novos créditos, o que só não ameaça o sucesso dos leilões porque as instituições facilitam o financiamento a quem compra em leilão. O ano de 2012 deverá ser marcado por mais um recorde na venda de imóveis penhorados, a julgar pelo ciclo intenso deste tipo de vendas, o que reflecte a necessidade da banca escoar os imóveis em carteira, numa altura em que o incumprimento das famílias e das empresas bate sucessivos máximos históricos.

Habitação a partir de 15 mil euros Ainda no fim-de-semana de 10 e 11 de Março, a Euro Estates promove, nos mesmos locais, dois leilões de imóveis para habitação. Serão levados à praça 103 lotes, com preços base de licitação até 750 mil euros. “Constitui também uma novidade a realização de leilões regionais, que irão decorrer em simultâneo em Setúbal e Santarém, no próximo dia 30 de Março, onde serão apresentados um total de 40 imóveis para habitação (apartamentos e moradias) com valores de saída desde 15 mil euros até aos 115 mil euros”, e a terem lugar nas próprias instalações do BCP (em sucursais). Já no próximo domingo a Euro Estates leiloa, em Lisboa, 60 imóveis para habitação, com preços de saída a partir de sete mil euros até 102 mil euros.




Jornal i