Face Oculta: Tribunal começa hoje a ouvir testemunhas de acusação

O tribunal de Aveiro começa hoje a ouvir as primeiras testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público, no caso 'Face Oculta' que tem o sucateiro Manuel godinho como principal arguido.

A nona sessão do julgamento começará com a audição do perito Vítor Marques, seguindo-se o inspetor da Polícia Judiciária Rui Carvalho, um dos envolvidos na investigação do processo.

Nos próximos meses, o coletivo de juízes estará ocupado a ouvir as 164 testemunhas arroladas pelo Ministério Público, incluindo políticos, administradores e funcionários de várias empresas públicas e privadas, além dos agentes das autoridades que participaram nas investigações.

Entre as testemunhas de acusação estão o ex-ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e a ex-secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, bem como membros da atual e da anterior administração da Refer, incluindo o presidente, Luís Pardal, e o seu antecessor, José de Sá Bramcaamp Sobral.

Desde o passado dia 08 de novembro, quando começou o julgamento, o tribunal já ouviu quatro arguidos, designadamente o antigo ministro e ex-vice presidente do BCP, Armando Vara, o ex-presidente da REN (Redes Energéticas Nacionais), José Penedos, o ex-quadro da Galp, António Paulo Costa, e o administrador da IDD - Indústria de Desmilitarização e Defesa, José António Contradanças.

O advogado Paulo Penedos, filho de José Penedos e coarguido no processo, também já começou a ser interrogado, mas a audição foi interrompida na passada sexta-feira, devendo prosseguir na próxima quinta-feira, caso a greve geral não afete o funcionamento do tribunal.

Lusa