Triplicam acusações pelo crime de corrupção

O DIAP de Lisboa triplicou, no último ano, as acusações em processos decrime económico, passando de 79, em 2010, para 215 em 2011.

Segundo os dados aos quais o CM teve acesso, referentes à 9ª secção dodepartamento, nos processo findos com despacho de acusação destacam-se oscrimes de corrupção e peculato. No total, há 11 presos preventivos por delitoseconómicos.

Os resultados revelam um aumento da eficácia, que é sublinhado no relatórioanual da Procuradoria Distrital de Lisboa. “Concluíram- se em 2011investigações significativas de criminalidade económica grave e complexa, domesmo modo que se registaram condenações”, lê-se no documento, onde se lamentao facto de haver processos complexos terminados com julgamentos adiados ’sinedie’, como por exemplo a Cova da Beira e o Taguspark.

Questionada pelo CM sobre os resultados, Maria José Morgado sublinha o ” bomentendimento” com a PJ, o Fisco, o Banco de Portugal, a CMVM e o Tribunal deContas, entre outras entidades que colaboram com a 98 secção, coordenada porTeresa Almeida. “Trabalhamos em conjunto, de forma articulada, e reunimo-nosperiodicamente”, acrescenta a directora do DIAP. Sobre o facto de as acusaçõesserem muito inferiores aos arquivamentos (308), a magistrada lembra que nocrime económico “as exigências de prova são grandes”: “É uma criminalidade semrosto. Aqui não há faca com sangue.”

Correio da Manhã