Caso Maddie. Casal McCann perde caso contra justiça portuguesa

Tribunal Europeu diz que audiência foi justa. Em causa estava a queixa contra a justiça portuguesa por ter absolvido Gonçalo Amaral de indemnizar os pais.

O casal Kate e Gerry McCann perderam o caso no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) relativamente à queixa apresentada contra Portugal. Madeleine desapareceu há 15 anos em Lagos, Algarve. A informação está a ser avançada pelo jornal "The Guardian".

Em causa estava a queixa contra a justiça portuguesa por ter absolvido Gonçalo Amaral de indemnizar os pais da menina britânica na sequência das declarações feitas pelo antigo inspetor da Polícia Judiciária num livro e num programa de televisão. Mas, para os magistrados, a justiça portuguesa agiu da forma mais correta ao ilibar o ex-inspetor.

O Tribunal de primeira instância chegou a decretar que ex-inspector pagasse meio milhão de indemnização ao casal por causa do livro e do documentário que fez, mas Supremo acabou por absolver Gonçalo Amaral.

A menina desapareceu do apartamento turístico que a sua família alugou na Praia da Luz, no Algarve, na noite de 3 de maio de 2007, retirada do quarto onde dormia com mais dois irmãos. Os pais estavam a jantar num restaurante ali perto.

Após 14 meses de investigações controversas marcadas pela acusação, e depois pela exoneração, dos pais Gerry e Kate McCann, a justiça portuguesa encerrou o processo em 2008, antes de o reabrir cinco anos depois devido a “novos elementos”.

No entanto, o caso realmente não avançou até junho de 2020, quando a Procuradoria de Brunswick disse que tinha certeza que a menina morreu, acrescentando que as suas suspeitas recaíam sobre um homem que foi detido em Kiel em outro caso.

A 22 de abril, a duas semanas do caso prescrever, o alemão Christian Brueckner foi constituído arguido pelo Ministério Público de Faro no caso de desaparecimento de Maddie McCann que completaria 19 anos durante este mês de maio.

Fonte: Rádio Renascença
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa