Reclamações junto do regulador da energia subiram 10,5% no primeiro trimestre

A ERSE recebeu no primeiro trimestre mais de 7500 reclamações de consumidores de energia, com um crescimento de 10,5% face ao número de queixas do trimestre anterior

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu no primeiro trimestre deste ano 7586 reclamações, mais 10,5% do que no trimestre anterior, informou esta terça-feira a instituição liderada por Pedro Verdelho.

Segundo a ERSE, a maior parte das reclamações continua a incidir sobre o setor elétrico (o que é expectável, atendendo a que tem quase o sextuplo de clientes do setor do gás natural).

No primeiro trimestre chegaram ao regulador da energia 5322 reclamações ligadas ao setor elétrico, 490 ligadas ao gás natural, 993 associadas a fornecimentos duais (eletricidade e gás) e as restantes reclamações incidiram sobre GPL e outros temas.

O índice de reclamações por mil clientes no primeiro trimestre cifrou-se em 0,1 no setor elétrico, em 0,08 no gás natural e em 0,11 no fornecimento dual.

"Os três temas que mais motivam a apresentação de reclamações pelos consumidores de energia (principalmente na eletricidade e no gás natural) são a contratação, a faturação e a medição", explica a ERSE, no seu mais recente boletim sobre reclamações dos consumidores de energia.

Por outro lado, também cresceu no primeiro trimestre o volume de pedidos de informação à ERSE.

O regulador da energia recebeu de janeiro a março 593 pedidos de informação, acima dos 405 recebidos no último trimestre de 2021. O setor elétrico, objeto de 349 pedidos de informação dirigidos à ERSE, liderou.

Fonte: Expresso
Foto: D.R.