Funcionários em mobilidade podem ganhar mais 900 euros

As ajudas de custo serão pagas por inteiro aos funcionários públicos deslocados

Os funcionários públicos que forem colocados noutro organismo, durante um ano, a mais de 60 quilómetros de casa (mobilidade interna temporária) podem vir a ganhar cerca de 900 euros por mês em ajudas de custo.

Segundo a proposta inicial do Governo entregue aos sindicatos no final de Abril, as ajudas de custo para estes funcionários em mobilidade seriam pagas por inteiro apenas no primeiro mês e pela metade nos seguintes. Porém, o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, já admitiu alterar a proposta para que as ajudas sejam pagas a 100% durante todo o ano em que os trabalhadores estejam deslocados. E já garantiu que todos os trabalhadores que forem colocados a mais de 60 quilómetros da sua residência terão direito às ajudas de custo. Porém, a nova proposta do Governo ainda não é conhecida.

Segundo a lei em vigor, as ajudas de custo são actualmente de 39,83 euros por dia para os funcionários com salários até 892 euros. Significa assim que, se a proposta se concretizar, estes trabalhadores terão direito a um extra de 876 euros por mês em ajudas de custo, tendo por base 22 dias úteis de trabalho mensal. No caso de a remuneração se situar entre 892 euros e 1.335 euros, as ajudas de custo previstas na lei serão de 43,4 euros por dia, ou seja, 954 euros por mês. Para salários mais altos (acima dos 1.355 euros) as ajudas de custo mensais podem mesmo chegar a 1.214 euros

Fonte: Diário Económico