PJ abre processo disciplinar contra agente que liderou caso Rui Pedro

A Polícia Judiciária abriu um processo disciplinar contra João Rouxinol, um dos inspectores da equipa que liderou a investigação sobre o caso Rui Pedro,desaparecido em Lousada, em Março de 1998.

Na base deste processo, segundo a agência Lusa, estão declarações proferidaspor João Rouxinol no julgamento do caso Rui Pedro, em que o ex-inspector admitiuter mentido publicamente sobre o caso.

Numa entrevista a um jornal, Rouxinol acusara a família de ter escondido aepilepsia da criança que só teria chegado ao conhecimento da PJ em 2005, ouseja, sete anos depois. Em tribunal, confrontado pelo advogado da família,Ricardo Sá Fernandes, admitiu ter mentido. Justificação: sentia-se revoltadocom as críticas que ouvira tecer ao modo como a investigação fora conduzida.

As esperanças de encontrar Rui Pedro eclipsaram-se quando o julgamento do motorista acusado de o ter raptado, Afonso Dias, chegou ao fim sem informaçõesnovas quanto ao seu paradeiro. O arguido foi absolvido pelo Tribunal de Lousada, numa sentença em muito baseada na pouca credibilidade da prostituta, segundo a qual Afonso Dias teria tentado iniciar sexualmente o menor na tarde do seu desaparecimento. Inconformada, a família anunciou que iria recorrer da sentença para o Tribunal da Relação, com vista a um de dois cenários: renovaçãoda prova ou anulação do julgamento. Noutra frente, os pais de Rui Pedro já haviam dito que iriam processar o Estado português pelos "errosgrosseiros" cometidos pela primeira equipa da PJ a investigar o caso.

Público