Associação fala em "desastre total" na restauração no dia da entrega do IVA

Muitos empresários correm o risco de não ter verbas suficientes para pagar o IVA do primeiro trimestre, cujo prazo termina esta terça-feira, 15, para a maioria. "É o desastre total e bem avisámos o Governo", diz a associação do setor

Vamos assistir a muitos empresários que não têm dinheiro para pagar o IVA. Muitos nem fizeram repercutir a subida do IVA nos preços ao consumidor, para evitar agravar ainda mais a quebra de consumo que já é tão grande", afirmou à Lusa Cristina Pires, da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

A AHRESP ainda não tem números sobre o aumento do IVA mas salienta que, com base nas estimativas de alguns empresários, o montante a pagar pelos empresários chega "nalguns casos" a duplicar ou a triplicar.

"É o desastre total e bem avisámos o Governo quando decidiu aumentar o IVA para a taxa máxima", disse aquela responsável, defendendo que o próximo trimestre de pagamento do IVA pode ser ainda mais complicado do que aquele cujo prazo de pagamento termina hoje.

Cristina Pires acredita que muitos empresários vão buscar as poupanças e reservas de caixa para pagar o IVA deste trimestre: "Isto aniquila qualquer tesouraria. O problema vai ser o próximo trimestre. Quem não tiver dinheiro nem sequer pode pedir ajuda à banca e a solução só pode ser o encerramento", disse Cristina Pires.

A AHRESP admite que alguns empresários da restauração aumentaram os preços ao consumidor para poderem suportar o IVA, mas ressalva que muitos não o fizeram para não agravar ainda mais a quebra no consumo.

O prazo de devolução do IVA deverá ser este ano encurtado para 19 dias, menos 2,1 dias do que no ano passado, de acordo com o Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR).

Atualmente existem dois regimes de reembolso do IVA: um geral, com pagamento ao contribuinte até ao fim do segundo mês após a apresentação do pedido, que abrange quase 65 por cento das empresas com direito a reembolso, e um regime mensal com reembolso do IVA até 30 dias após a apresentação do pedido, e que abrange cerca de 35 por cento das empresas com direito a reembolso.

Fonte: Jornal de Noticias