Troika dá nota positiva a Portugal mas afasta-se dos holofotes

Estratégia de comunicação muda e Executivo aparece como o dono do programa de ajustamento.

Ao fim de oito meses de medidas de austeridade implementadas sob a supervisão da ‘troika', os peritos internacionais vão aproveitar a terceira avaliação do programa para sair debaixo dos holofotes, prescindindo de comunicar directamente ao País, através de uma conferência de imprensa. A decisão não foi fortuita: o Diário Económico sabe que a estratégia é dar mais visibilidade ao Governo, permitindo que o Executivo português apareça como o dono do programa de ajustamento.

O resultado global da terceira avaliação da ‘troika' já é conhecido: o exame à implementação das reformas estruturais correu bem e os progressos pedidos foram cumpridos. Mas o detalhe da avaliação dos peritos internacionais só será conhecido amanhã. A diferença para as duas primeiras revisões ao memorando de entendimento é que, desta vez, a ‘troika' não falará directamente ao País. O ponto de vista dos peritos internacionais será revelado apenas através de um comunicado escrito que será enviado aos meios de comunicação social, sem o aparato dos directos na televisão e das perguntas mais ou menos convenientes dos jornalistas.

Pelo contrário, o Governo português vai tomar conta do palco, com uma conferência de imprensa marcada para as 11 horas de hoje, com a presença do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, no Salão Nobre do Ministério das Finanças.

Diário Económico