Congresso Internacional 25 Anos na União Europeia

No âmbito das Comemorações dos 25 Anos de Adesão de Portugal à União Europeia, o Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da mesma Faculdade, levam a cabo, nos próximos dias 28, 29 e 30 de Novembro, o Congresso Internacional “25 Anos na União Europeia | 25 Anos de Instituto Europeu”.

O congresso, organizado em torno de painéis temáticos de reflexão, tem como objectivo servir a sociedade portuguesa num momento crucial da sua história, analisando os caminhos que foram seguidos pela União Europeia e interrogando sobre o futuro a ser construído por todos os cidadãos europeus.

Durante três dias são levados a discussão painéis que reflectem acerca de questões ideológicas, jurídicas, de cidadania, integração, emprego, contribuição fiscal, entre outras.

O primeiro painel a abrir o congresso leva a discussão “A Ideia da Europa”, contando com a participação de Nicole Fontaine (Presidente do Parlamento Europeu 1999 e 2001) e de Barón Crespo (Presidente do Parlamento Europeu entre 1989 e 1992).

Outros painéis como “A Europa da Cultura”, “Foi esta a União Europeia com que sonhámos?”, “A Integração de Portugal valeu a pena”, “Nós, os trabalhadores europeus”, “Nós, os cidadãos europeus” pretendem tornar transversal e plural a discussão acerca do modelo europeu.

O congresso encerra com o painel “Refundar a Europa”, o qual conta com a intervenção de António Vitorino (Comissário Europeu responsável pela Justiça e Assuntos Internos entre 1999 e 2004), Francisco Seixas da Costa (Embaixador de Portugal na República Francesa), João Cravinho (Administrador do European Bank for Reconstruction and Development) e Raul Rosado Fernandes (Professor Catedrático e Deputado ao Parlamento Europeu entre 1995 e 1999). Modera este painel o jornalista António José Teixeira.

Preside à Comissão para a Organização do Congresso Internacional “25 Anos de União Europeia | 25 Anos de Instituto Europeu” o Prof. Doutor Eduardo Paz Ferreira.

A conferência será transmitida em directo no website da JustiçaTV.